

Círculo cromático
São 12 cores usadas como referência padrão para definir uma quantidade de combinações satisfatórias de tonalidades. O círculo é dividido em cores frias, que são mais suaves e calmas, e cores quentes, que são mais brilhantes e energéticas. A combinação de duas ou mais cores dentro de um padrão específico é chamada de harmonia cromática ou acorde cromático.

Esquema monocromático
Restrito aos tons de uma única cor. Essa combinação cria uma sensação de extrema harmonia, calmaria e suavidade.

Esquema análogo
Combina cores próximas no círculo cromático e cria uma paleta de harmonia. Nesse arranjo, geralmente uma cor é escolhida para dominar, uma para dar suporte e a outra para dar destaque.

Esquema complementar
Formado por cores opostas no círculo cromático, combinando uma cor fria com uma quente, gerando contraste e um resultado vibrante. Um par de cores complementares é agradável ao olhar, mas, geralmente, associada a conflitos. Um dos arranjos mais usados em Hollywood é o de laranja com azul, que contribui para destacar o personagem do plano de fundo.

Esquema Triádico
3 cores de intervalos exatamente iguais de separação entre si. Muito usado em filmes vibrantes e coloridos, como os filmes infantis, de fantasia ou descontraídos.

Harmonia complementar dividida
Combina uma cor com as duas vizinhas de sua complementar. Traz o mesmo contraste do esquema complementar, mas com menor sensação de tenção, visto que combina duas cores análogas. Direcionada para um público mais jovem. Traz um estilo menos tradicionalista.

Esquema tetrádico
Combina 2 arranjos complementares quaisquer. Nesse esquema, as cores não tem intensidade equivalente, pois criaria um efeito de caos.